top of page

OMNOVA - Bernardo Sousa

O Bernardo Sousa realizou o estágio curricular com duração de três semanas na OMNOVA no Laboratório de Controlo e Qualidade em fevereiro de 2022, em Algueirão-Mem Martins. A entrevista foi conduzida pelo Miguel Milheiro.


 

Onde é que estagiaste?

Eu estagiei na OMNOVA Solutions, antiga Resiquímica.



Ficava muito longe da tua casa? Sentiste necessidade de alugar casa para ficares perto do teu local de estágio?

Não, tive a sorte de conseguir um estágio bem perto da minha casa. Demorava cerca de 15 minutos de carro.


Foi algo que pensaste antes de escolher o estágio?

Sim, eu estava um pouco condicionado pois tinha treinos depois do estágio, então tive de optar por um estágio mais perto.


Em que áreas incidiu o teu estágio?

A OMNOVA centra-se mais na produção de emulsões para depois serem produzidas tintas, resinas, etc.


E que tipo de atividades costumavas realizar?

Eu estagiei no laboratório de controlo e qualidade. Basicamente, como o nome indica, controlávamos e analisávamos todo o tipo de produto acabado para depois seguir para outras empresas, para produzirem o que queriam.


Tiraste proveito dessa experiência? Aprendeste com isso?

Acho que sim. Após fazer vários testes, deu para perceber onde é que o nosso curso entra, para perceber que propriedades físicas da química se alteram depois do produto final.



E era o que estavas à espera? Tendo em conta o que aprendeste na faculdade?

Acho que nós não levamos muito o que aprendemos na faculdade, pelo menos no meu caso. Mas sim, deu para perceber, mais ou menos, como é o mundo do trabalho, que é bastante diferente do que nós estamos habituados no nosso dia a dia.


E sentias que possuías as competências necessárias para realizares o que te era pedido?

Sim, acho que sim, a faculdade trata bastante bem disso e acho que foi um estágio relativamente fácil.


Se pudesses voltar atrás, escolherias o mesmo estágio?

Acho que sim, eu sempre tive ideia que era isto que queria, que gostava muito desta área, por isso acho que repetia. O ambiente da empresa era fantástico, o que ajudou bastante.


Mudarias alguma coisa do teu estágio? Tiveste alguma má experiência.

Tirando o facto de os dias serem todos iguais, acho que depois havia coisas boas que ajudavam os dias a não serem tão repetitivos. Acho que não mudaria assim grande coisa.


O estágio foi remunerado?

Não, apenas davam almoço, tinham lá um refeitório onde almoçávamos todos juntos.



Achas que o estágio contribuiu para um afunilamento das tuas intenções de futuro emprego nesta área? Ou achas que não é a área que tu queres tendo em conta o estágio que tiveste?

Acho que não é bem a área que eu quero, mas a empresa em si deu para perceber o que queria, que é estar numa empresa que tivesse fábricas que produzissem algo para depois ir para outras fábricas.


Tens alguma dica para quem está a escolher os estágios? Algo que elas possam pensar antes de escolher um estágio.

Acho que se tiverem esta opção, deviam ir É .uma empresa bastante amigável, as pessoas são super simpáticas, acolheram-me super bem. Fiz este estágio com mais duas pessoas que também não têm razão de queixa.


Achas que quando uma pessoa vai escolher um estágio deveria olhar para a remuneração ou esse tipo de coisas? Ou ir pelo que vai aprender e pela área que quer?

Acho que não, se tiverem pessoas desta área que conheçam as empresas deviam pedir a sua opinião, mas acho que, como é só um mês de estágio, não deviam pensar para o lado das competências que vão ganhar. Deviam só aproveitar.


E tens mais alguma informação útil para quem vai fazer o estágio na tua empresa?

O que me disseram antes. Não ter vergonha das vossas questões. Perguntem tudo, estamos lá para aprender, eles hão de responder, aproveitem.



Comments


bottom of page