top of page

Cimpor - Vasco Amaral


O Vasco Amaral realizou o estágio curricular PIPP, em julho de 2022, na empresa Cimpor, na Alhandra. A entrevista foi conduzida pela Beatriz Lobo.


 

Fizeste o estágio na empresa Cimpor, em que áreas incluis o estágio?

Eu estive no centro de produção da Alhandra e aquilo tinha uma fábrica. Estive quase o tempo todo no laboratório de controlo de qualidade, portanto incidia muito sobre isso, no controlo da qualidade do cimento e das matérias-primas.


E dentro da área que tiveste, ou seja, controlo de qualidade, que atividades é que realizaste?

Eu, basicamente, fiz só, ou quase só, organização de documentos e introdução de valores numa plataforma que eles utilizam. Todos os laboratórios de controlo de qualidade têm, e põem lá, os valores para ver se batem certo, tem intervalos de percentagens, para ver quando está bom e quando está mau. E pronto aquilo era no laboratório, eu também de vez em quando assistia só, nunca fiz, aos processos de controlo de qualidade. Havia vários, era testes de cloretos e coisas assim.


Então foi mesmo trabalho de secretária?

Sim.


Sentes que foi uma experiência proveitosa, sentes que te acrescentou alguma coisa para o currículo?

Sim, sem dúvida.


E que aspetos positivos é que consegues tirar do estágio, não precisa de ser mesmo em relação ao curso, pode ser só soft skills.

É sempre bom porque é sempre a primeira introdução ao mercado de trabalho. Então, logo aí, acho que vale muito a pena. Como eu já disse, aquilo foi mais introdução de documentos, não tinha muito que saber, portanto é mais em termos de soft skills, como trabalhar em equipa, e trabalho independente também, muitas vezes não estava lá o coordenador de laboratório e eu tinha que fazer pela vida, digamos assim, e ir buscar papéis e ver se os valores estavam bons. Porque depois, uma pessoa começa a perceber quais valores é que estão maus e quais é que estão bons. Estavam quase todos bons, mas pronto era mais isso.


Em relação a aplicar conhecimentos mesmo do curso, disso não conseguiste ganhar muito?

Não, foi-me feita uma pergunta simples, por acaso não me lembro qual é que era a pergunta, mas era uma reação química, mas só quando eu fui introduzido ao chefe do laboratório. De resto, mais nada.


E sentias que possuías as competências necessárias para o que te era pedido? No fundo, era só meter dados no computador.

Sim.


Disseste que era em Alhandra. Como é que ias para lá? Tiveste necessidade de alugar casa ou algo do género?

Não, aquilo é à saída de Alverca. Meia hora de Lisboa, eu ia sozinho de carro ou ia com o meu pai, como trabalha lá ao pé, às vezes ficava a fazer tempo porque eu saía às 17h e ele só saía às 19h. O transporte nunca foi problema.


Mas existem transportes para lá, sem ser ir de carro?

Sim, existe uma estação mesmo ao pé, da estação são 5 minutos. Eu não ia de comboio porque acho que tinha de apanhar em Sintra ou na Amadora, já não sei qual era a linha, não me dava jeito. É direto. Depende de onde eu morar. A mim, não me dava jeito.


Tu fizeste o estágio por fora, foi difícil de arranjar?

Foi facílimo, mandei um e-mail à empresa e a empresa nem sequer contactou comigo, mandou logo e-mail ao Pedro Simões e o próximo mail que eu recebi foi do Pedro Simões a dizer para preencher uns documentos e pronto.


E se pudesse voltar atrás, mandavas mail outra vez ou tinhas escolhido outro estágio que tínhamos nas opções?

Dos estágios que havia nas opções, dos que eu podia escolher, já gente acima ia escolher, por isso sim, eu não voltava atrás, mas havia estágios que eu gostava de ter feito mais do que a Cimpor.


E o que é que mudavas em relação ao teu estágio, se correspondeu às expectativas que tinhas, se tinhas alguma expectativa de todo?

Tinha expectativas porque eu fui em julho, praticamente todos os meus colegas todos já tinham ido em fevereiro, então eu já sabia mais ao que é que ia, e depois não foi nada do que eles disseram, não foi o que eu estava à espera.


Mas foi para pior ou para melhor?

Acho que foi igual, foram só trabalhos diferentes, o trabalho de secretária também tem de ser feito.


O estágio foi remunerado?

Não, mas tinha direito a almoço e era bom, recomendo.


O estágio contribuiu de alguma forma para o afunilamento das tuas intenções de futuro emprego na área? Se este estágio ajudou e já sabes o que é que queres a partir daqui.

Eu não sei o que é que quero, controlo de qualidade era uma opção e continua a ser, não excluo controlo de qualidade por causa disso, mas também não ponho à frente de outras coisas.


E que dicas, para quem vai lá fazer o estágio, é que podes dar?

Perguntar. Se tiverem dúvidas, perguntem. Eles são todos muito simpáticos. Eu na primeira semana estive no edifício principal e era a engenheira que era a minha coordenadora. Eram todos muito simpáticos, as senhoras da secretaria e depois, no laboratório, eram mais do mesmo. Cumprimentava-os de manhã todos, muito bem-dispostos e pronto.


Tiveste algum contacto com engenheiros químicos?

Não, eu acho que nenhum deles é engenheiro químico. Só contactei com a minha coordenadora e com o coordenador do laboratório, mas acho que nenhum deles era engenheiro químico.


Tens mais alguma informação útil para quem vai fazer o estágio na Cimpor?

Eles fazem uma visita à fábrica e explicam como é que são feitas as coisas, como é que é feito o cimento, porque lá faz-se cimento e essa visita é gira e dá para perceber como é que funciona uma fábrica daquele tamanho porque aquilo é enorme.



Comments


bottom of page