top of page

Repsol - Tiago Félix

Onde é que a estagiaste?

Estagiei na Repsol, em Almada, mais precisamente na Banática.


Foi a tua primeira escolha?

Dos que pretendia, foi a minha primeira escolha.


Sentiste necessidade de alugar casa para ficares perto do local do teu estágio? Quanto tempo demoravas de viagem até ao local?

Era conveniente alugar casa, pois moro um pouco longe e precisava de estar lá sempre às 9h da manhã. Mas estava disposto a fazer o percurso de transportes públicos, todos os dias.


Em que áreas incidiu o teu estágio?

A Repsol pertence à área petrolífera e eu estive muito no Controlo de Qualidade de combustíveis.


Dentro da área que estiveste, que atividades realizaste?

Realizei muito testes e analisei as propriedades químicas dos combustíveis, que são importantes para o bom funcionamento dos motores. Eram cerca de 10 testes diferentes.


Sentiste que foi uma experiência proveitosa?

Acho que foi proveitoso, para conseguir ganhar uma noção dos combustíveis fósseis e do Controlo de Qualidade, mas em termos de colocar no currículo acho que não tem muita importância, por ser apenas um mês. Como já sou trabalhador-estudante há algum tempo, já sei mais ou menos como funciona o mundo de trabalho, mas deu para ter noção da diferença entre o trabalho de laboratório e o trabalho de retalho, que é onde eu trabalho. Concluindo, experiência proveitosa para meter no currículo, não, experiência proveitosa para me introduzir na área, sim.


Sentiste que possuías as competências necessárias para o que te era pedido?

Eu confesso que fiquei um pouco nervoso no início, porque conheci uma pessoa no autocarro que levava os funcionários até à instalação. Cheguei à conclusão de que ia trabalhar com ele no laboratório e apercebi-me que ele é uma máquina teórica. Em duas horas, mostrou-me todos os testes que tinha de fazer e falou-me de coisas que eu nunca tinha ouvido, até mandei mensagem a um colega meu que tinha estagiado lá antes, para saber se era eu que estava mal preparado. Mas não, até foi bastante tranquilo. As coisas aprendiam-se facilmente e eles até faziam com que isso fosse possível. Eram pessoas pacatas e muito tolerantes ao erro. Senti mesmo que estava ali para aprender.


Se pudesses voltar atrás terias feito a mesma escolha?

Eu acho que foi muito bom, para ter noção da indústria petrolífera, mas por outro lado sei que esta área tem os dias contados, por isso talvez teria ido para outra coisa.


O que é que mudavas no teu estágio e/ou escolha de estágio para corresponder às tuas expectativas?

Agora que olho para trás, não era mau ter tido uma semana de preparação a explicarem-me como funciona a refinaria de Sines, que é de onde vem o combustível. Mesmo até a parte da bombagem do navio que esta atracado lá na instalação, a bombear combustível para os tanques.


O estágio foi remunerado?

O estágio não foi renumerado, mas ofereciam almoço na cantina.


O estágio contribuiu para um afunilamento das tuas intenções de futuro emprego na área? Consegues perceber mais agora o que queres fazer no futuro?

Acho que me permitiu riscar da lista algo que eu não queria, não estou disposto a investir tempo na indústria dos combustíveis. Talvez apenas se fosse combustível sustentável, como o biocombustível ou tentar desenvolver métodos de fixar o CO2 nas emissões.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

O melhor conselho que eu posso a dar a quem for fazer o estágio é que tenham dedicação no que fazem e vontade de trabalhar. Como viram que eu tinha brio no que fazia, consegui ficar com o contacto deles no LinkedIn e tive vários trabalhadores a dizerem que quando acabasse o curso tinha trabalho garantido. Por isso, como disse, esforcem-se bastante, pois é apenas um mês para conseguir impressionar pessoas que podem encontrar no futuro.

Comments


bottom of page