top of page

LNEG - Andreia Brandão

Onde é que estagiaste?

Estagiei no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), no Lumiar (Lisboa). É uma empresa relativamente conhecida na nossa área, onde se realiza principalmente trabalho de laboratório.


Foi a tua primeira escolha?

Eu não tinha muito bem a noção das empresas e do trabalho que realizavam. Decidi pesquisar sobre cada uma e fiz uma lista das que mais me interessavam, para também não ficar desmotivada, caso escolhesse só uma e não fosse aceite. Mas sim, foi uma das minhas primeiras escolhas.


Sentiste necessidade de alugar casa para ficares perto do local do teu estágio?

Não. Como estou habituada a fazer 1h30 de caminho para a faculdade, não senti essa necessidade. Para além disso, foi apenas um mês, mesmo se fosse um pouco mais longe, seria apenas um pequeno esforço que teria de fazer. Como o estágio ficava um pouco mais perto de casa, demorava cerca de 45 minutos a 1 hora.


Em que áreas incidiu o estágio?

Eu fiquei principalmente na parte das microalgas e consegui acompanhar vários projetos independentes que lá aconteciam. Como há uma parte de pesquisa que tinha várias pessoas a fazer a tese, davam-me muitos artigos para ler e deixavam-me acompanhá-los nos processos que faziam.


E que atividades realizaste?

Fiz várias coisas: acompanhei o crescimento das microalgas, medi densidades óticas, fiz titulações, preparei ácidos, medi pHs, preparei os meios de cultura, trabalhei na centrífuga, entre outras coisas.


Sentiste que foi uma experiência proveitosa a nível profissional?

Sim, aprendi imenso. Desenvolvi bastante a componente prática. Como não tinha feito muito laboratório, estava com um pouco de receio, mas ganhei muita agilidade. Aprendi mais nesse mês, do que nas aulas práticas todas que tive na faculdade.



E a nível de mindset? Sentes alguma diferença?

Eu imagino que não seja a mesma coisa estar a trabalhar e estar a fazer um estágio, mas eu fiquei bastante surpreendida. Fui muito bem recebida e foi muito mais descontraído do que eu pensei que ia ser. Havia espírito de equipa, muita interajuda e não havia aquele ambiente tóxico de competição, foi mesmo muito positivo.


Sentias que tinhas as competências necessárias para realizar o que te era pedido?

Como tinha dito, eu estava com muito receio antes de ir para lá, por não ter grande prática laboratorial. Estava muito nervosa, mas foram sempre pacientes comigo. Mostravam-me sempre primeiro como é que eu devia fazer o processo e acompanhavam-me no mesmo. Passado algum tempo, deram-me muita independência, que era algo que eu não estava à espera. Até uns colegas meus, que entraram cerca de 2 semanas depois de mim, perguntaram-me como é que já estava a fazer tudo sozinha. Realmente, quando estamos a trabalhar o dia todo naquilo, conseguimos aprender muito mais rápido e tirar uma aprendizagem muito mais eficiente. Houve uma vez em que cometi um erro num processo, que estragou uma experiência e eles foram pacientes comigo, algo que deveria ser normal em vários sítios. Já que estamos a aprender, é normal cometer erros.


Se pudesses voltar atrás terias feito a mesma escolha?

Teria feito igual, a experiência foi bastante enriquecedora.


O estágio foi remunerado? Quanto à alimentação, tinhas subsídio de alimentação ou refeições incluídas?

Por acaso não tinha nada. Sei que costumam oferecer nalgumas empresas, pelo menos subsídio de alimentação. Eu também fui muito pela experiência, é muito comum as empresas não pagarem renumeração a estagiários. Também não ofereciam refeição, eu trazia de casa.


O estágio contribuiu para um afunilamento das tuas intenções de futuro emprego na área? Consegues perceber mais agora o que queres fazer no futuro?

Bem, eu achava que não tinha muita aptidão para o laboratório e que não queria seguir essa via e já aceito muito melhor a ideia, mas ainda estou muito indecisa no que escolher. Estou a planear fazer ainda alguns estágios antes de ir para o mundo de trabalho, também para ficar um pouco mais bem preparada.


Que dicas podes deixar para quem vai fazer o estágio agora?

Acho que a melhor dica é não estarem muito nervosos. É normal irem para lá sem saber tudo, vai haver pessoas que vos vão ensinar imenso e vocês estão lá para isso, para estagiar. É normal quererem mostrar que já estão preparados, mas continuam a ser estudantes. Vão com vontade de aprender e disposição para trabalhar, estágio é sempre uma porta aberta.

Comments


bottom of page