top of page

Iberol - Inês Viola

Onde é que estagiaste?

Estagiei na Iberol, foi um estágio online.


Qual era foi o tema o teu estágio?

A empresa faz todo o processo de produtos agrícolas para dar origem a alimentação, combustíveis, produtos químicos, portanto eles fazem todo o processo de purificação. O meu tema foi a purificação de glicerina. Não era bem a área que eu queria, mas achei interessante.


Qual era o objetivo do teu estágio? Quais eram as tuas tarefas?

O objetivo era procurar um processo de purificação de glicerina alternativo ao convencional, que é a destilação. Todas as empresas fazem da mesma forma porque é menos dispendiosa.


Que obstáculos encontraste ao longo do estágio?

Foi encontrar um processo de purificação de glicerina com uma boa recuperação e pureza. As duas primeiras semanas foram mais complicadas porque foi só ler e fazer muita pesquisa. Após avaliar os vários processos, acabei por encontrar e selecionar o processo com um bom potencial. Esta fase inicial foi mais demorada porque, mesmo com a ajuda do meu orientador, era muito difícil encontrar um processo alternativo que não estivesse patenteado.


Havia algum horário?

Não, eu tinha que me organizar consoante as tarefas que me eram atribuídas. Tinha apenas uma reunião por semana.


Quanto tempo foi o teu estágio?

Foi mais ou menos um mês e meio, quase dois.


O estágio foi remunerado? Quanto à alimentação, tinhas subsídio de alimentação ou refeições incluídas?

Sim, geralmente esta empresa proporciona estágios remunerados.


Sentiste que aplicaste os conhecimentos lecionados ao longo do curso no teu estágio?

De facto, ao longo do estágio abordei temas que cheguei a aplicar em cadeiras como PEQB (Processos em Engenharia Química e Bioquímica) e Engenharia Económica, por isso, senti que o estágio me preparou para essas cadeiras em específico. Fiz análises económicas e análises de sensibilidade. Apliquei coisas que o meu orientador me disse “vais aplicar isto em projeto”.


Sentiste que possuías as competências necessárias para o que te era pedido?

A parte da investigação foi a mais fácil porque eu gosto muito de fazer pesquisa, mas quando era para aplicar as coisas no Excel, fazer uma tabela económica e essas coisas fiquei mais confusa porque não sabia bem por onde procurar, nem como fazer, mas o meu orientador deu-me muitas bases de Excel que me ajudaram muito.


Quais foram os aspetos negativos do estágio?

Os pontos negativos foram sem dúvida não ser presencial, o que dificulta por vezes a gestão do tempo.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Diria para arriscarem, para não se porem na zona de conforto e para desenvolverem outras capacidades de conhecimento de indústria e empresas. Tive uma oportunidade de estar numa chamada por zoom com fornecedores espanhóis e foi engraçado de experienciar.


Superou as tuas expectativas?

Sim, sem dúvida.


O estágio contribuiu para um afunilamento das tuas intenções de futuro emprego na área? Consegues perceber mais agora o que queres fazer no futuro?

O meu objetivo é seguir a área da investigação mas, como já vi que consigo orientar-me na área de engenharia industrial, sinto que já tenho um plano B.

Comments


bottom of page