top of page

Font Salem - Sofia Charrua

Onde é que estagiaste?

Na Font Salem, em Santarém, no laboratório de Controlo de Qualidade de Química.


Sentiste necessidade de alugar casa para ficares perto do local do teu estágio? Quanto tempo demoravas de viagem até ao local?

Sim, porque se fosse de minha casa, em Alverca, só de carro, porque é um descampado e não existem transportes. De onde aluguei casa, no centro de Santarém, até lá são 10 minutos de carro.


Em que área/áreas incidiu o estágio?

Havia 2 laboratórios, um de Microbiologia e outro de Química. Eu fiquei no segundo. Os 2 fazem o mesmo, análise e controlo de qualidade, só que a diferentes aspetos dos produtos. Por exemplo, o laboratório de Química analisava pH e cor e o de Microbiologia analisava a formação de microrganismos.


Dentro da área que estiveste, que atividades realizaste?

Diversas análises laboratoriais. Analisei amostras de cervejas, sumos e águas. Analisava não só os produtos finais, mas também intermédios, provenientes de unidades na fábrica.


Sentes que foi uma experiência proveitosa? Sentes que te acrescentou alguma coisa curricularmente?

Foi um mês das 9h às 17h, sem grande exigência e carga de trabalho. Acho que o estágio valeu a pena. Aprendi algumas coisas, principalmente análises em laboratório necessárias de fazer.


Que aspetos positivos é que consegues retirar do estágio? Não tem que ser forçosamente sobre o curso, podem ser soft skills também.

Achei importante numa ótica de ser proativo, gestão de tempo e de tarefas. Gostei também de conhecer as instalações e de fazer a ponte do que vemos em papel e nos slides, para os aparelhos e unidades ao vivo e em tamanho real.


Sentiste que possuías as competências necessárias para o que te era pedido?

Ao início, vi-me sobrecarregada com a quantidade de nomes estranhos e de coisas que tinha que fazer e aprender. É transversal a todos os estágios. Mas no fim, passadas 4 semanas, sentia que já estava preparada para fazer o que eles fazem, porque é muito rotineiro. Só ao início é que parece difícil, porque é tudo diferente e novo.

Mais especificamente no meu caso, no laboratório de Química, a ponte entre o que fazemos na faculdade e no laboratório não foi difícil de fazer, havendo bastantes processos análogos.


Sentiste-te um membro da equipa, aquando do fim do estágio? Ou eras só mais um estagiário para quem encaminhavam tarefas monótonas?

Acho que lá tanto aprendi, como trabalhei. Eles têm bastante trabalho e dependem de estagiários para o finalizar e despachar análises mais simples. Mas sempre que tínhamos dúvidas, lá estavam de boa vontade, disponíveis para as esclarecer.


Preferias ter trocado a meio de laboratório e ter também a experiência no de Microbiologia, ou achas que o percurso delineado é bom?

Gostei do pré-elaborado. Acho melhor ficar só num dos laboratórios nas 4 semanas, mas chegar ao fim com o conhecimento bem retido e consolidado, do que apenas tocar na superfície da experiência em 2 laboratórios diferentes.


Se pudesses voltar atrás tinhas feito a mesma escolha que fizeste, relativamente à empresa onde realizaste o estágio?

Estou satisfeita. Queria a indústria alimentar e dentro das opções que havia, escolhi-as todas. A Font Salem foi a que me foi atribuída, a minha quarta ou quinta escolha, e gostei da experiência. É a prova de que mesmo que não se fique na primeira opção, não significa que não iremos gostar da experiência.


O que é que mudavas no teu estágio e/ou escolha de estágio para corresponder às tuas expectativas?

Acho que o estágio é muito focado no laboratório. Não estava bem à espera de estar sempre fechada a fazer análises. Gosto de ver e participar numa tarefa relacionada com as instalações, os aparelhos e componentes. Gosto da componente macro pertencente à engenharia, mais do que das análises pertencentes à química. Apenas vi rapidamente as instalações. Gostava de ter tido a componente de ontrolo de processos, por exemplo numa sala de controlo.


O estágio foi remunerado? Quanto à alimentação, tinhas subsídio de alimentação ou refeições incluídas?

Não foi remunerado, mas davam refeição.


O estágio contribuiu para um afunilamento das tuas intenções de futuro emprego na área? Consegues perceber mais agora o que queres fazer no futuro?

Acho que estou na mesma.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Não sei o nível de exigência de outras fábricas, mas basicamente, façam as perguntas que têm a fazer, não tenham medo de chatear, mostrem interesse.


Tens mais alguma informação útil para quem vai fazer estágio na tua empresa que não foi perguntado nas perguntas anteriores?

Eles no almoço apenas têm opções de carne e peixe, não têm opção vegetariana.

Também relativamente à casa, foi difícil. Naqueles sites mais conhecidos, não conseguimos encontrar nenhuma. Só num menos conhecido e difícil de encontrar.

Acho que devia haver alguma ajuda da FCT neste aspeto em, pelo menos, auxiliar a encontrar (já nem digo pagar) uma casa nas proximidades da zona de estágio.

Comentarios


bottom of page