top of page

EDP Labelec - Emídio Figueira

Onde é que estagiaste?

Estagiei na EDP Labelec, em Sacavém.


Sentiste necessidade de alugar casa para ficares perto do local do teu estágio? Quanto tempo demoravas de viagem até ao local?

O estágio foi presencial, tive apenas cerca de dois dias online porque tive dois exames durante o estágio e eles foram bastante flexíveis. O estágio decorreu durante o mês de julho. Para lá ia de transportes, uma vez que sou de Setúbal. Demorava cerca de uma hora, 45 minutos do autocarro até à Gare do Oriente e depois entre 5 a 10 minutos a andar a pé.


Em que área/áreas incidiu o estágio?

Eu basicamente estudei a diferença de penetração no solo do óleo de lubrificação vegetal e do óleo de lubrificação mineral para ver qual demorava mais tempo a percorrer o solo.


Dentro da área que estiveste, que atividades realizaste?

Ao início estive a fazer trabalho de escritório, pois estagiei numa altura em que a empresa tinha muito trabalho, auditorias internas a decorrer e muitas burocracias.

Inseria dados numa plataforma da empresa, o LIMS, e eles passeavam comigo pelos laboratórios todos a explicar o que se fazia em cada um.

Depois mais para a frente fiz um mini projeto que eles me deram. Eles lá estudam a degradação do óleo, ou seja, tens transformadores e dentro dos transformadores há óleos lubrificantes para impedir que haja curtos-circuitos. Eles estudam o estado do óleo, fazem como que uma análise sanguínea ao transformador para perceberem se está tudo bem e como o previsto.

Eu basicamente estudei a diferença de penetração no solo do óleo de lubrificação vegetal e do óleo de lubrificação mineral para ver qual demorava mais tempo a percorrer o solo. Pois o que demorasse mais tempo seria melhor, uma vez que quando há derrames o melhor é que ele demore o maior tempo possível a percorrer o solo, pois vai ser necessário remover uma menor quantidade de solo contaminado.

Depois dos estudos todos cheguei à conclusão de que o óleo vegetal demora muito mais tempo a percorrer o solo, logo é mais vantajoso.


Sentes que foi uma experiência proveitosa? Sentes que te acrescentou alguma coisa curricularmente? Que aspetos positivos é que consegues retirar do estágio? Não tem que ser forçosamente sobre o curso, podem ser soft skills também.

O que me acrescentou mais foi aquilo que todo o estágio te dá que é estar sempre disponível, expor-me mais a situações. Quando tinha dúvidas, perder a vergonha e ir perguntar, pois eles estão ali para nos ajudar.

Eu não gosto de passar por um local sem deixar a minha marca. De passar por lá e ser só mais um. Muitas vezes obriguei-me a ir perguntar se precisavam da minha ajuda.

Encontrei três pessoas que tiraram o nosso curso. Havia uma rapariga que estava a fazer a tese. Um rapaz que tinha começado a trabalhar em janeiro, eu fui para lá em julho (durou um mês) e outro que estava lá há três anos e que tinha tirado o curso na nossa faculdade. Portanto, falei com eles sobre a nossa faculdade e o que acontece depois da faculdade. Foi engraçado.


Sentiste que possuías as competências necessárias para o que te era pedido?

Sim, o meu estágio era mais ligado à vertente de laboratório do nosso curso. Realizei cromatografia, ensaios, análise de pH, análises à a cor do óleo, etc.


Se pudesses voltar atrás tinhas feito a mesma escolha, relativamente à empresa onde realizaste o estágio? O estágio contribuiu para um afunilamento das tuas intenções de futuro emprego na área? Consegues perceber mais agora o que queres fazer no futuro?

Voltava a escolher o mesmo estágio. Não sei se me vejo muito nesta área, pois gosto de coisas maiores, na parte da indústria, processos grandes, pelo menos neste momento, não sei se mais para a frente vou mudar de opinião. Mas ir para a EDP estagiar é uma experiência brutal. A engenheira Anabela, que normalmente é a orientadora responsável, é um doce. Todas as pessoas são brincalhonas e põem-te à vontade, mas não deixam de fazer o seu trabalho de forma competente. Adorei a experiência e voltava a repetir.


O estágio foi remunerado? Quanto à alimentação, tinhas subsídio de alimentação ou refeições incluídas?

O estágio foi remunerado, mas foi um extra. Segundo o que me disseram esta empresa costuma dar algum dinheiro. A mim foi cerca de 300€. Tinha de levar alimentação de casa, e, portanto, este gasto estava incluído nos 300€. Como foi na época de Covid, o bar da empresa estava fechado, então não sei se costumam dar a refeição ou não.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Em qualquer estágio, deves mostrar-te interessado sobre o que os trabalhadores fazem no seu dia a dia, não sendo chato e deixando-os trabalhar. Aproveita para fazer conexões com as pessoas, sê genuíno, prestativo e humilde. Faz o que não gostares para os ajudares, não sejas arrogante e nariz empinado para que eles te vão dando cada vez mais tarefas importantes.

Comments


bottom of page