top of page

Cipan - Sofia Sousa

Onde é que estagiaste?

Na Cipan, não é uma empresa que fabrica medicamentos, mas sim a produção de compostos ativos para a posterior produção de antibióticos.


Sentiste necessidade de alugar casa para ficares perto do local do teu estágio? Quanto tempo demoravas de viagem até ao local?

A empresa localizava-se no Carregado e tinha o horário das 8h às 17h. Como moro em Oeiras e deslocava-me de carro, demorava por volta de uma hora e meia para cada lado e, ainda por cima, como estávamos numa altura difícil da pandemia, fevereiro de 2021, acabava por ser mais rápido porque não havia tanto trânsito.

Quanto a transportes públicos sei que há comboio para lá chegar e demorava mais meia hora do que de carro.


Em que área/áreas incidiu o estágio?

Numa área mais administrativa e de produção. Eu fiquei numa equipa de engenharia, havia várias, como a de produção, manutenção, segurança e investigação, ou seja, não estive na parte laboratorial nem do processo em si, mas sim na parte de otimizar o processo e assegurar a segurança quando acontecia algum acidente. Por exemplo, quando lá estive, houve algo que rebentou e tinha de saber o que fazer.

Vi o que os engenheiros precisam de fazer de um ponto de vista mais administrativo como, por exemplo, o contacto com fornecedores, controlo da manutenção e mudanças na linha de produção como válvulas, temperatura e pressão.


Dentro da área que estiveste, que atividades realizaste?

Fiz parte da documentação de um setor de produção novo onde tive de detalhar todos os pormenores da linha, por isso consegui perceber os passos necessários e todo o controlo que é preciso fazer assim como, o trabalho envolvido e quantos engenheiros e trabalhadores de áreas distintas são necessários.

Atualizei os documentos dos equipamentos dos diferentes setores da fábrica e realizei um relatório de compatibilidade para cada linha de produção da fábrica, ou seja, estudei os diferentes processos de cada linha vendo quais os compostos usados em cada equipamento e depois analisei quais os materiais presentes nesses mesmos equipamentos. Por exemplo, não podia ter um reservatório de aço que tivesse presente ácido clorídrico.

De forma a confirmar os materiais de cada equipamento tive a oportunidade de usar uma máquina e andar pela fábrica a tirar amostras aos equipamentos.

Para além disso, fiz trabalho de secretária, como imprimir, assinar e rever.


Sentes que foi uma experiência proveitosa? Sentes que te acrescentou alguma coisa curricularmente?

Sim, na medida em que é uma área que pretendo seguir no futuro tive a oportunidade de aprender imensas coisas referentes à área farmacêutica, desde a própria produção à parte da segurança.

Quanto a nível curricular, pude aprofundar alguns tópicos que demos a ICP, por exemplo.


Que aspetos positivos é que consegues retirar do estágio? Não tem que ser forçosamente sobre o curso, podem ser soft skills também.

O aspeto mais importante foi sem dúvida a confirmação da área que pretendo seguir no futuro.

Além disso, ter utilizado certos equipamentos e máquinas que não estava habituada também pode ser um benefício para trabalhos futuros ou até mesmo adquirir conhecimento na área que tanto gosto.

Quanto a soft skills, desenvolvi a minha organização, na medida em que tinha de atingir certos objetivos que me eram propostos num determinado tempo e, visto que estava inserida numa equipa, vi a importância que tem o trabalho e espírito de equipa porque tanto a minha como as restantes tem o mesmo objetivo.


Sentiste que possuías as competências necessárias para o que te era pedido?

No início não compreendia algumas coisas que eram faladas e, por isso, fui perguntando. Como a minha orientadora estava responsável por um novo setor de produção, não estava sempre acessível a nível de tempo e, assim, tive algumas pausas porque não sabia o que tinha de fazer, o que foi um aspeto negativo.

Sentia que metiam muita responsabilidade em cima de mim, eu tinha de carimbar e assinar certas folhas que eram importantes para a produção o que fazia com que estivesse sempre a confirmar.


Visto que é a área que gostavas de trabalhar no futuro, após realizares o estágio continuas com a mesma opinião ou o que é que mudavas no teu estágio de estágio para corresponder às tuas expectativas?

Depois do estágio percebi mesmo que é a área que quero. Não mudava o que fiz, mas se calhar para a tese optava por outra empresa devido ao ambiente, não é que seja mau e entre equipas estão sempre em contacto mas, comigo, não foi fácil de me integrar e, ainda por cima, fui sozinha, acho que foi um aspeto que não ajudou.


O estágio foi remunerado? Quanto à alimentação e deslocação, tinhas algum subsídio ou refeições incluídas?

O meu estágio não foi remunerado, mas ofereciam-me almoço todos os dias. Eu almoçava com o resto da equipa e, muitas das vezes, não chegava a uma hora de almoço. Também se propuseram a oferecer dinheiro para o passe, tendo eu ido de carro não fui remunerada com dinheiro para combustível.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Não ter medo de fazer perguntas, é normal sentirmo-nos desamparados porque nós sabemos a teoria mas é na experiência que aprendes a trabalhar. É preferível perguntar e mostrar algum interesse, do género “já acabei esta tarefa, o que posso fazer mais? ou perguntar o porquê de se fazer assim do que errar.

E não se assustem com o que não souberem, aproveitem para aprender porque vai ser necessário para o resto do curso e percurso profissional.


Tens mais alguma informação útil para quem vai fazer estágio na tua empresa que não foi perguntado nas perguntas anteriores?

Não façam como eu que, no início, fui um bocado acanhada, devem analisar a equipa onde estão inseridos e entrar no espírito.

Comments


bottom of page