top of page

ASCENZA - Rita Grácio

Onde é que estagiaste?

Estagiei na ASCENZA, presencialmente, durante três semanas no mês de Fevereiro. O horário era das 8h às 17h, com uma hora de almoço.


Onde é que foi o teu estágio? Como é que te deslocavas para lá? Quanto tempo demoravas a chegar à empresa?

As instalações da empresa são na zona industrial de Setúbal.

Eu ia de carro, no entanto, a empresa pode realizar o transporte desde o centro de Setúbal. Os acessos são simples, e demorava cerca de meia hora a chegar à empresa a partir de Lisboa.


Como é que foi o teu estágio?

A ASCENZA é uma empresa que produz produtos fitofarmacêuticos, como herbicidas e pesticidas. No início, houve uma visita-guiada pela empresa que tinha como objectivo mostrar aos estagiários o que a empresa faz, para nós percebermos como o produto final chega às pessoas.

Nas primeiras duas semanas não estive a fazer nada relacionado com o curso, mas vi como se fazia o processo de embalamento dos produtos. Tive também algumas nuances sobre a produção.

Na última semana estive no laboratório de análise das amostras que vinham da fábrica.


Que actividades realizaste?

No laboratório eu fiz análises às amostras dos produtos que vinham da fábrica, pondo em prática alguns dos conhecimentos teóricos e laboratoriais que aprendemos no curso. Mas o laboratório de uma empresa é obviamente muito diferente de um na faculdade.


Sentes que foi uma experiência importante para entenderes o que queres fazer no futuro?

Eu acho que para mim o estágio foi uma tentativa de perceber aquilo que não quero fazer. A mim não me cativa o trabalho de laboratório.


Que aspectos positivos é que consegues retirar do estágio?

Foi particularmente interessante ver como é que os nossos conhecimentos são aplicados no mundo real, perceber que há cadeiras que são de facto úteis.

Graças à pandemia, nós tivemos o azar de não ter aulas laboratoriais e acho que este estágio me deu algumas nuances sobre isso.


Se pudesses voltar atrás tinhas escolhido o mesmo estágio?

Sim, mas eu sinto que estes estágios não são importantes para o nosso futuro. Acho que é bom ter tido esta experiência para perceber algumas coisas sobre o mundo do trabalho, mas sinto que não é nada determinante.


O que é que mudavas no teu estágio para corresponder às tuas expectativas?

O meu orientador de estágio era formado em Engenharia Química, por isso eu estava à espera de passar os dias com ele, a tentar perceber o que ele faz na empresa. No entanto, eu só o via esporadicamente, por isso, divergiu totalmente das minhas expectativas.

Eu preferia ter falado com o orientador para trocar uma das semanas na secção de embalamento por mais uma semana no laboratório de análises.


Fazes um resumo positivo desta experiência?

Fiquei satisfeita com o estágio porque a semana no laboratório compensou tudo. Todos eram muito simpáticos, a empresa tem um ambiente familiar.

No laboratório trabalhavam pessoas com a nossa idade e até aos 30 anos. Eu conheci duas pessoas que andaram no nosso curso que fizeram a tese na ASCENZA e depois ficaram a trabalhar lá. Eles deram-me dicas para o resto do curso, para a tese e para o mundo do trabalho. Isso compensou as coisas menos boas.


O estágio foi remunerado? Tinhas refeições incluídas?

Eu tinha direito às refeições, com qualidade e variedade, na cantina da empresa. A empresa pagou-me as três semanas que lá estive a estagiar.


O estágio ajudou-te a decidir sobre o que queres fazer no futuro, depois de acabares o curso?

Sinto que este trabalho no laboratório pode ser uma ideia para começo de carreira, mas não é o meu objectivo de vida.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Eu teria falado com as pessoas que estiveram em anos anteriores a estagiar na empresa, para gerir as expectativas.

Não tenham a ideia de que este estágio vai ditar o vosso futuro. Em resumo, é uma experiência.

Comments


bottom of page