top of page

Allmicroalgae - Diana Mendes

Onde é que estagiaste?

Eu estive a estagiar no mês de Julho na Allmicroalgae, que se situa nas Pataias, em Leiria. O meu horário era das 9h às 18h com uma hora de almoço.


Porque é que escolheste esta empresa?

Eu escolhi esta empresa por causa da proximidade relativamente ao local onde vivo e também porque eu já tinha trabalhado com microalgas e tinha gostado bastante.


Quanto tempo demoravas a chegar à empresa? Como te deslocavas para as instalações?

Eu demorava meia hora, de carro, a partir de Leiria. Sei que também há a possibilidade de ir de comboio.

A empresa tem alojamento para as pessoas de fora. No entanto, o ano passado houve algumas restrições devido à situação epidemiológica, então as minhas colegas não tiveram direito a esse alojamento.


Em que área incidiu o teu estágio?

A empresa está dividida em duas partes, a de investigação e a industrial, mas ambas incidem muito no trabalho laboratorial. As microalgas são uma área em crescimento na Europa, mas ainda estão numa etapa embrionária em Portugal.

Eu estive a trabalhar num laboratório de investigação, mas também contactei com reactores e a parte de investigação industrial.


Dentro da área que estiveste, que atividades realizaste?

Eu experimentei a área de investigação, onde havia investigadores com os seus projectos individuais e eu ajudava-os no que eles precisassem.

No laboratório industrial fazíamos análises diárias, a limpeza do material, os meios de cultura, etc., e também tive oportunidade de investigar num âmbito industrial, não um estudo individual, mas um estudo pedido pela empresa, no qual eu trabalhei em conjunto com um engenheiro e realizei um trabalho de investigação sobre a esterilização de meios.

Sentes que foi uma experiência que te deu conhecimentos para o futuro? Sentes que o estágio te acrescentou alguma coisa curricularmente?

Eu considero que foi particularmente vantajoso, porque pude experimentar três áreas diferentes.

A nível de laboratório, trabalhei muito na área da microbiologia e, como nós experienciámos esta pandemia no semestre da cadeira de Microbiologia, não tivemos muitas aulas de laboratório e sinto que foi bastante proveitoso para colmatar essas faltas.


Quais são os aspectos positivos que consegues retirar do estágio?

Eu pude ganhar experiência a nível de laboratório e de organização do tempo. Também ganhei capacidade oratória porque, semanalmente, tínhamos de apresentar numa reunião informal os resultados daquilo que estávamos a fazer. Resumindo, consegui sair da minha zona de conforto.


Sentiste que possuías as competências necessárias para o que te era pedido?

A nível de microbiologia, não! Tive mesmo de dizer que não sabia fazer. Eu tive de aprender lá, porque só sabia certas coisas a nível teórico.


No cômputo geral do teu estágio sentes que fizeste a escolha acertada?

Sim! Eu senti que foi muito fácil integrar-me na empresa, na primeira semana já me sentia completamente à vontade e não tinha vergonha de perguntar nenhuma dúvida sobre o trabalho.

Não me arrependi da escolha, acho que foi uma empresa boa para estagiar e gostei muito de lá estar. Aconselho a todos.


O teu estágio foi remunerado? Quanto à alimentação, tinhas subsídio de alimentação ou refeições incluídas?

O meu estágio não foi remunerado e não tive direito a refeições grátis. No entanto, nas instalações da empresa existia uma zona com mesas e microondas para quem quisesse trazer a sua refeição de casa, bem como a possibilidade de comprar no local.


Sabes agora o que queres fazer no futuro, após o curso?

Eu acho que este estágio valeu a pena, porque experienciei bastantes coisas diferentes na nossa área, mas deu para perceber que não é aquilo que eu quero. Eu gostei muito de trabalhar lá, mas a nível de trabalho de laboratório percebi que não quero esse trabalho diário e repetitivo, porque sinto que me ia fartar muito rápido.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Não tenham medo de não saber fazer as coisas. Não tenham medo de perguntar as vossas dúvidas. Não tenham medo de pedir para experimentar as várias áreas da empresa. Todos são bastante acessíveis e gostam bastante do trabalho que fazem.

Comments


bottom of page