top of page

Agroleico - Diogo Rebelo

Onde é que estagiaste?

Estagiei nos Laboratórios Agroleico, no Montijo.


Sentiste necessidade de alugar casa para ficares perto do local do teu estágio? Quanto tempo demoravas de viagem até ao local?

Só precisei de passar a ponte Vasco da Gama, de carro. Demorava 20 minutos, aproximadamente.


Em que área/áreas incidiu o estágio?

Fiquei na parte de ambiente, porque a minha orientadora era a Diretora Técnica dessa secção, então incidiu mais na área do tratamento de águas residuais. Basicamente, fiz Controlo de Qualidade.


Dentro da área que estiveste, que atividades realizaste?

O estágio foram 3 semanas. Na primeira, organizei stock e li protocolos e o manual de qualidade da empresa. Depois, a minha orientadora foi de férias e fiquei entregue a um técnico do laboratório. Nesta fase, realizei vários processos, como a determinação de fósforos em águas residuais, azoto amoniacal, destilações, diluições, etc.


Sentes que foi uma experiência proveitosa? Sentes que te acrescentou alguma coisa curricularmente?

A nível de currículo, deu-me a entender novos métodos laboratoriais e como funciona o mundo do trabalho. Deu também para conhecer pessoas mais velhas, que já estão na área há mais tempo. Foi interessante.


Que aspetos positivos é que consegues retirar do estágio? Não tem que ser forçosamente sobre o curso, podem ser soft skills também.

O estágio foram só 3 semanas, não tive oportunidade de rodar muito pela empresa. O meu trabalho foi mais cíclico. O máximo que posso ter aproveitado foram mesmo as novas técnicas laboratoriais.


Sentiste que possuías as competências necessárias para o que te era pedido?

Sim. Parte do que fiz já tinha feito na Faculdade, ou até mesmo no Secundário.


Se pudesses voltar atrás tinhas feito a mesma escolha que fizeste, relativamente à empresa onde realizaste o estágio?

Sim, foi uma boa experiência. Os outros trabalhadores foram muito acolhedores e trataram-me bem. Estavam sempre a chamar-me para trabalhar e ver os processos. Fiquei com os contactos de alguns.


O estágio foi remunerado? Quanto à alimentação, tinhas subsídio de alimentação ou refeições incluídas?

Não. Tive de levar almoço de casa, também.


Em termos de dress code, tinhas alguma regra?

Não. Ao início fui mais formal, mas disseram-me para levar roupa que se pudesse sujar. Afinal de contas, era trabalho de laboratório e manuseei reagentes e águas residuais. Acabei por ir de fato de treino no resto dos dias.


O estágio contribuiu para um afunilamento das tuas intenções de futuro emprego na área? Consegues perceber mais agora o que queres fazer no futuro?

Serviu para concluir que a vida de laboratório e a parte de ambiente não são para mim, apesar de ter gostado. Acabou por ser importante, na mesma. Não me vejo de todo a trabalhar nessas áreas.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Não esquecer de que nos primeiros dias, vamos fazer trabalho de estagiário (ou seja, o que ninguém quer fazer). Façam perguntas sobre tudo e guardem os contactos dos colaboradores, podem precisar mais tarde. Vão com a mente aberta e corre tudo bem.

Comments


bottom of page