top of page

ADP SOPAC - Leonardo Marcelo

Onde é que estagiaste?

Estagiei na ADP-SOPAC, uma empresa que trabalha com adubos e fertilizantes.


Sentiste necessidade de alugar casa para ficares perto do local do teu estágio? Quanto tempo demoravas de viagem até ao local?

As instalações da empresa ficam em Setúbal. Eu deslocava-me por meio de transporte próprio, demorando cerca de 30 minutos (realçando que partia de Azeitão). Sei que existe um autocarro que parte de Setúbal no horário da manhã, e outro que sai da ADP, ao fim da tarde, novamente para Setúbal.


Em que áreas incidiu o teu estágio?

O meu estágio resumiu-se, basicamente, em trabalho de laboratório. Estive a fazer controlo de qualidade: as amostras chegavam e fazia uma série de análises que consistiam em analisar os níveis de amoníaco e outros componentes, para avaliar a qualidade do adubo, ou seja, se estavam dentro dos parâmetros estipulados pela empresa.


Sentes que estava relacionado com o nosso curso?

Estava relacionado com componente laboratorial que nós temos, no entanto, quando penso num engenheiro não o imagino a fazer este tipo de trabalho, que é normalmente desempenhado por um técnico de laboratório. Por essa mesma razão é que digo que, apesar de ter gostado da experiência, não era aquilo que me via a fazer no futuro.


Sentes que foi uma experiência proveitosa?

Foi proveitosa precisamente por me ter ajudado a esclarecer aquilo que não quero fazer. Percebi que não gostava de começar pela área de laboratório tanto que, agora para a tese, virei-me para a área de produção que acho que vai mais ao encontro daquilo que eu ambiciono. Se não tivesse tido esta experiência, não sei se agora não estaria na empresa a fazer uma tese sobre o estudo da qualidade do adubo, por exemplo.


Sentiste que possuías as competências necessárias para o que te era pedido?

Sinto, até porque eles explicam previamente o que nos é pedido que façamos. Não há muito que tenhamos de saber. No laboratório não exigem que saibamos sobre o processo de produção, aliás, foi-me apenas explicado brevemente numa visita à fábrica.


Se pudesses voltar atrás tinhas feito a mesma escolha que fizeste, relativamente à empresa onde realizaste o estágio?

Tinha feito uma escolha diferente simplesmente porque não me identifiquei com o trabalho que fiz, talvez tivesse escolhido outra empresa onde acompanhasse o trabalho do engenheiro. No entanto, como já referi, foi uma experiência útil para perceber precisamente que não é este tipo de área que quero seguir.


O que é que mudavas no teu estágio para corresponder às tuas expectativas?

Tentaria ir para a zona de produção, perceber o que um responsável pela área de produção faz, estando também a acompanhar o trabalho do engenheiro para ter uma ideia daquilo que poderá a vir a ser o nosso trabalho no futuro.


O teu estágio foi remunerado? Quanto à alimentação, tinhas subsídio de alimentação ou refeições incluídas?

Não recebi qualquer tipo de remuneração a dinheiro, no entanto, tinha direito ao almoço na cantina da empresa, todos os dias.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Esta é uma boa oportunidade para descartarem aquelas áreas que pensam que não é por aí que o vosso futuro passa. O estágio na ADP, em particular, penso ser difícil estar a acompanhar o engenheiro e perceber qual é o seu trabalho, mas é excelente perceber exatamente onde podem vir parar ou por onde podem começar um percurso.

Comments


bottom of page