top of page

Cipan - Mariana Cardeira

A Mariana Cardeira realizou o estágio curricular PIPP, com duração de um mês na Cipan, em fevereiro de 2022, em Oeiras.


 

Onde é que estagiaste?

Estagiei na Cipan, uma empresa da indústria farmacêutica.


Em que áreas incidiu o estágio?

O meu estágio na Cipan foi no Departamento de Engenharia, onde pude ver como era o dia a dia dos engenheiros que lá estavam. Curiosamente a minha orientadora tirou o nosso curso, aqui, na faculdade, há uns anos atrás, pelo que ela também me conseguiu fazer uma ponte entre aquilo que estava a ser o meu trabalho, aquilo que vi na fábrica e aquilo que nós damos nas aulas. O meu estágio consistiu maioritariamente em fazer relatórios de equipamentos, onde pude também acompanhar empresas que faziam testes a esses mesmos equipamentos, de diferentes secções da fábrica. Durante o meu estágio, também tive a oportunidade de passar 2 dias no laboratório, tendo conseguido ver a parte do trabalho laboratorial que se realiza na Cipan.


Esses relatórios que estiveste a fazer, tinham que propósito?

Os relatórios eram de equipamentos da fábrica. Basicamente, poderiam ser reatores, estufas, filtros, etc., tudo aquilo que uma fábrica precisa para funcionar. Esses relatórios são feitos de tempo a tempo. Dependendo do tipo de equipamento, estes são testados para que se verifique que está tudo bem e depois são realizados estes relatórios, que no fundo não é mais do que os atualizar tendo em conta os últimos resultados obtidos nos testes.


Como era a dinâmica do teu dia?

Como já referi, estive praticamente sempre no Departamento de Engenharia, que não era mais do que uma sala ou gabinete, onde estavam todos os engenheiros, de diferentes áreas, a trabalhar. Consegui experienciar o dia a dia da minha orientadora, todas as reuniões que tinha, o trabalho que fazia e sempre que tinha dúvidas no que eu estava a realizar ela estava sempre pronta para me ajudar.


Na tua opinião, os alunos que forem futuramente para a Cipan irão fazer o mesmo tipo de trabalho?

Em princípio eu penso que será o mesmo tipo de trabalho, porque na Cipan existem várias secções e equipamentos também diferentes, portanto como nem todos têm a mesma periodicidade de revisão e de testes, acredito que aqueles que eu fiz eles não irão fazer. Mas irão fazer a outros equipamentos. Em termos de engenharia, pelo trabalho que eu vi da minha orientadora, ela tinha reuniões sobre novos projetos, mas também grande parte do trabalho dela era precisamente isto, fazer as revisões aos equipamentos. A Cipan faz sempre o mesmo tipo de produto, então os equipamentos são sempre os mesmos. Os relatórios poderiam ser diferentes se a Cipan fosse subcontratada para um novo produto e, aí sim, seriam feitos novos relatórios.


No laboratório fizeste algum tipo de trabalho?

No laboratório estive apenas observar. Mas todas as pessoas que lá trabalhavam explicaram-me tudo aquilo que faziam e porque é que faziam. Por exemplo, se na fábrica um produto não tiver a pureza necessária, eles pegam em amostras e levam para o laboratório, onde têm que recriar todo o processo que está a ser feito na fábrica, mas numa escala mais pequena para identificar o que correu mal. Não tive de realizar qualquer relatório ou trabalho do tempo que estive no laboratório. Ter ido ao laboratório foi apenas uma oportunidade que a minha orientadora me deu.


Achas que os futuros alunos que escolham o estágio na Cipan podem também ter essa oportunidade?

Sim, a minha orientadora, Beatriz Colaço, sempre se mostrou muito aberta a ajudar-me, então, muito provavelmente, vai sugerir o mesmo para os novos alunos, e, se não surgerir, acho que eles podem perguntar, sem qualquer problema. O estágio tem duração de um mês o que dá para criar uma boa relação com as pessoas que lá estão e dá para criarmos esse "à vontade" para questionarmos tudo. Acima de tudo, nós estamos lá para aprender, portanto é mesmo importante fazê-lo. Sempre fui muito bem recebida. A minha orientadora estava sempre disposta a ajudar, portanto, aproveitem para fazer todas as perguntas que acharem pertinentes.


Achas que esta experiência foi proveitosa para o teu percurso académico?

Em termos de escolha final, não sei. Mas em termos académicos ajudou-me a relacionar aquilo que nós damos das unidades curriculares com aquilo que acontece na prática. Por exemplo, em OSF, que é uma cadeira que os alunos de terceiro ano estão a ter agora, damos filtros de prensa, que eu nunca tinha visto, e lá consegui ver o que é e como funciona.


Sentes que este estágio te acrescentou alguma coisa?

Eu acho que estes estágios são importantes para nós vermos o que nos pode esperar, apesar de um mês ser pouco. Eu sei que se for para a Cipan, mais tarde trabalhar, o meu dia-a-dia vai ser semelhante ao dia-a-dia das pessoas que eu observei no mês que lá estive. Ajudou-me a saber como funcionam as coisas numa empresa real e como pode ser o meu futuro.


Queres nos falar um pouco de como era o teu dia-a-dia?

Eu moro relativamente perto da Cipan, pelo que me bastava apanhar um comboio. A viagem demorava 20 ou 30 minutos. Eu penso que entrávamos às 8h30 e da estação de comboio às instalações em si eram literalmente andar numa rua durante 5 minutos, portanto, em termos de acesso, é muito fácil. Depois, lá, o meu dia começava por perguntar à minha orientadora o que é que ela queria que eu fizesse, ou se tinha coisas para acabar dos dias anteriores. Depois, a hora de almoço, devido às restrições do Covid, era por turnos e eu almoçava sempre com as pessoas do departamento onde eu estava, portanto, eu nunca almocei sozinha. Fazia-o com a minha orientadora e com os restantes engenheiros. Da parte da tarde, era continuar o trabalho. Penso que saíamos às 17h30/18h, exceto às sextas-feiras que saíamos às 15h/15h30, pelo que acabávamos por ter a tarde livre.


Tiveste algum tipo de remuneração?

Eles ofereciam apenas o almoço, o meu estágio não foi remunerado, nem tive alojamento. As refeições nós tínhamos que as marcar, eles tinham 3 tipos de pratos na ementa: vegetariano, carne ou peixe, também tinha sopa e sobremesa.


Como era o ambiente?

O ambiente era muito bom. Por exemplo, depois de almoço íamos para o gabinete onde tomávamos café todos juntos e falávamos. Eu acho que a integração é muito boa e fácil.


Sentiste que tinhas as competências necessárias para o tipo de trabalho que realizaste?

Ao início tudo é novo. Claro que quando lá cheguei eu não sabia fazer nada daquilo, mas depois com a Beatriz a explicar-me, cheguei ao final e já conseguia fazer imensos relatórios por dia, porque depois aquilo acaba por ser sempre o mesmo e todos nós conseguimos fazer.


Quais são as os aspetos positivos que retiras do teu estágio?

O estágio, em si, é curto para ter uma conclusão acerca do meu futuro, mas eu acho extremamente necessário. Por exemplo, o ponto que eu já falei sobre a parte teórica e a parte prática que foi importante e acho que é uma experiência que todos deveríamos ter. Também me ajudou em termos de relações, porque eu cheguei lá, era uma pessoa nova, aqui (na faculdade) nós já nos conhecemos todos porque estamos no mesmo curso, somos todos das mesmas turmas, enquanto que lá estava sozinha e tive que conhecer pessoas novas, num ambiente profissional, então isso também me ajudou porque nunca tinha tido uma experiência assim.


Também foi importante para ti, para perceberes o que gostas realmente?

Eu ainda não sei bem, porque eu gostei deste estágio que foi numa empresa, mas também já fiz estágios em investigação que gostei igualmente então continuo com esta dúvida de qual área gosto mais.


Se pudesses voltar atrás tinhas feito a mesma escolha que fizeste?

Eu não escolheria outro estágio, não optaria por um estágio de investigação, por exemplo, porque eu achei bastante importante para mim para o futuro, quando tiver de escolher entre as duas vertentes, saber como é uma fábrica saber como é o laboratório. Também não escolheria outra empresa.


O que é que mudavas no teu estágio?

O tempo de estágio. Eu acho que num mês nós ainda estamos a criar uma rotina. Acho que em um mês ainda nos estamos a habituar ao que é novo, então, quando nós finalmente nos habituamos, o estágio acaba. Apesar de ser pouco tempo, este tempo é extremamente importante para nós.


Que dicas podes deixar a quem vai fazer os estágios agora?

Penso que que a vossa escolha vai ser importante, mas, se não ficarem na vossa primeira opção, não se preocupem muito com isso, porque todo o conhecimento é bom, tudo o que vocês vão aprender é mais do que aquilo que vocês sabiam antes. Portanto, aproveitem e façam todas as perguntas que acharem pertinentes e não tenham vergonha nem medo. Nesse mês têm que aprender o máximo que conseguirem e isto é só uma experiência. E todas as experiências são boas.


Comments


bottom of page